Dicas de marketing: 31 dicas para todo tipo de empresa

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Juliana Bittencourt

Seguir algumas dicas de marketing faz com que pequenos detalhes que deixamos escapar no dia a dia de nossas estratรฉgias nรฃo passem em branco.

A concorrรชncia รฉ grande โ€“ e tambรฉm ativa โ€“ e vocรช nรฃo pode ficar parado sem buscar sempre o melhor para seus negรณcios, nรฃo รฉ mesmo?

Vocรช certamente jรก usa a internet para vender mais e se comunicar com o seu pรบblico. Mas sabe que sua empresa tem potencial para fazer mais e comunicar-se melhor e com mais pessoas.

Dentro desta realidade, seguir algumas dicas de marketing รฉ uma questรฃo de estratรฉgia para seus negรณcios crescerem. E nรฃo importa qual seja seu tamanho.

Pequeno, mรฉdio ou grande, o marketing รฉ essencial e nรฃo pode ser deixado de lado.

Separamos 31 dicas de marketing para vocรช aplicar todos os dias do mรชs.

Nรฃo se trata de grande aรงรตes. Sรฃo pequenas ou mรฉdias correรงรตes de curso, atividades, investimentos que farรฃo vocรช mostrar-se melhor ao mercado.

Vamos conferir? Boa leitura!

31 dicas de marketing para aplicar em empresas de todos os portes

1 โ€“ Marque a sua presenรงa online

Precisamos comeรงar pelo bรกsico. Vocรช precisa ter presenรงa online โ€“ ou de nada adiantarรก as 30 dicas de marketing restantes.

Crie perfil de sua empresa no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube Pinterest e Twitter (se fizer sentido para o seu negรณcio).

Crie avatar e capas personalizados e padronizados e, claro, atualize todas as suas redes sociais constantemente.

2 โ€“ Analise bem seus concorrentes

Mapeie bem como os seus concorrentes diretos estรฃo se comunicando. Veja no que eles sรฃo bons, no que eles nรฃo sรฃo.

Feito isso, procure posicionar-se de maneira diferente de todos eles. Vocรช quer ser รบnico e original, certo?

Entรฃo encontre sua forma de comunicar-se verbal e visualmente.

3 โ€“ Exponha seus diferenciais

Dentro desse contexto, deixe claro quais sรฃo os seus diferenciais. E faรงa isso de maneira leve, mostrando a essรชncia da empresa e porque ela รฉ melhor do que a concorrรชncia.

Pode ser tanto em postagens em redes sociais como em produรงรฃo de conteรบdo dentro do site.

4 โ€“ Identifique onde estรฃo as suas oportunidades

Conheรงa bem qual o perfil do cliente ideal de seus negรณcios. Quem รฉ ele, o que busca, suas expectativas e o mais importante: qual o motivo de ele precisar de vocรช?

O consumidor moderno รฉ exigente e tem uma gama de informaรงรฃo ร  sua disposiรงรฃo.

Por isso, comunique-se indo direto ao ponto, mostrando que sua marca tem valor e soluciona o problema de seus potenciais clientes.

Sabendo quem tem fit para comprar o que vocรช vende e onde essa pessoa estรก, vocรช nรฃo perde tempo e nem dinheiro focando na persona errada.

5 โ€“ Monte um plano de marketing que seja prรกtico

O planejamento estratรฉgico do marketing รฉ fundamental para as empresas e nรฃo pode ser simplesmente deixado de lado.

Analise fatores internos e externos que podem influenciar seus negรณcios. Por exemplo, uma boa forma de fazer isso รฉ atravรฉs da Matriz SWOT.

Atravรฉs disso fica muito mais fรกcil a tomada de decisรฃo por parte dos gestores. Afinal, vocรช saberรก exatamente no que e como direcionar os esforรงos e tambรฉm investimentos.

6 โ€“ Inbound marketing: bom e barato

O inbound marketing, tambรฉm conhecido como marketing de atraรงรฃo, รฉ uma forma eficaz e tambรฉm mais barata para geraรงรฃo de leads.

ร‰ diferente de outbound marketing. Trata-se de criar conteรบdos relevantes para mostrar que a sua empresa รฉ referรชncia no segmento em que atua.

Faรงa a captaรงรฃo de clientes por meio de:

  • textos em blogs;
  • eBook;
  • infogrรกficos;
  • webinรกrios;
  • vรญdeos e quaisquer outros conteรบdos criados.

Isso fortalece a sua presenรงa online e faz vocรช crescer na busca orgรขnica feita atravรฉs do Google. Consequentemente, sua marca aumentarรก a relevรขncia digitalmente no ramo de atuaรงรฃo.

Para isso, mapear as palavras-chaves que o seu pรบblico-alvo pesquisa รฉ o passo inicial. Assim, vocรช saberรก quais conteรบdos vocรช precisa produzir.

7 โ€“ Construa uma imagem de referรชncia

O marketing de conteรบdo รฉ voltado para isso. E vocรช precisa entender que a cada texto feito, material rico ou qualquer outra aรงรฃo deve ser voltada para construir uma imagem de referรชncia.

Essa รฉ, a bem da verdade, uma das principais dicas de marketing que vocรช pode ter. Mostre que sua empresa รฉ referรชncia naquilo que faz.

Deixe claro que ela domina tudo o que envolve o produto e/ou serviรงo que vende. E tambรฉm que entende todo o contexto em que estรก inserida e sabe todas as โ€œdoresโ€ dos seus clientes.

Alรฉm disso, busque parcerias estratรฉgicas e tenha sua marca linkada ร  outras que agreguem em credibilidade.

8 โ€“ Mostre que vocรช รฉ bem cotado

Avaliaรงรตes da empresa via Facebook e Google sรฃo excelentes formas de aumentar a relevรขncia e a credibilidade dentro do ambiente online.

Peรงa para seus melhores clientes escreverem algo positivo sobre vocรช. Acione o setor de customer success para isso.

Assim, quem estiver procurando por empresas do seu segmento poderรก ver que vocรช รฉ bem quisto pelos seus clientes.

Outro ponto importante รฉ a chamada prova social, que sรฃo depoimentos que seu cliente dรก, sobre vocรช, que ficam visรญveis na home do seu site. Faรงa isso!

9 โ€“ Faรงa link building

A dica acima estรก ligada diretamente com essa. Link building รฉ a troca de links entre dois sites (em geral blogs) para:

  • oferecer maior credibilidade ร  sua marca;
  • criar maior relevรขncia dentro da internet;
  • crescer nos mecanismos de buscas;
  • reforรงar as palavras-chaves que sรฃo importantes ao seu negรณcio.

Entรฃo, o que fazer? Entre em contato com seus parceiros e proponha essa troca.

Vocรช colocarรก alguns links de conteรบdos seus em palavras-chaves estratรฉgicas dentro de textos que ele produziu.

Da mesma forma, vocรช irรก inserir links do parceiro em seus conteรบdos.

10 โ€“ Realize comarketing com seus parceiros

Comarketing sรฃo boas maneiras de chegar a um pรบblico que vocรช ainda nรฃo conseguiu atingir. Entre em contato com seus parceiros ou, entรฃo, prospecte alguns.

Por exemplo, vocรช pode iniciar com uma estratรฉgia de link building. Depois disso, avanรงar para um eBook em conjunto โ€“ ou entรฃo webinar.

Vocรชs dividirรฃo os custos de criaรงรฃo e divulgaรงรฃo e tambรฉm os leads gerados. Combine de cada um fazer o disparo para sua base de contatos.

Mais leads qualificados para todos!

11 โ€“ Atenda bem quem chega atรฉ vocรช

Depois que vocรช conseguir ter uma boa presenรงa online, รฉ preciso garantir um atendimento ao cliente sempre eficiente.

ร‰ vital deixar uma boa impressรฃo nas pessoas que chegam atรฉ a sua empresa desde o primeiro contato. ร‰ neste momento que ela formarรก a opiniรฃo sobre sua marca. Encante. Engaje.

Faรงa com que elas sintam prazer em compartilhar o que vocรช produz.

Sem um bom relacionamento com o cliente, para falar a verdade, dificilmente as outras dicas de marketing trarรฃo o resultado esperado.

12 โ€“ Adapte o seu conteรบdo para a nova geraรงรฃo

A geraรงรฃo Y tem suas peculiaridades โ€“ e isso precisa ser entendido. Mais do que isso, o conteรบdo que vocรช gerar tem que fazer sentido para ela.

Caso contrรกrio, poderรก simplesmente ser ignorado. Ela faz parte, ou farรก em um momento muito prรณximo, parte do seu pรบblico-alvo.

Apresente conteรบdo criativo, em diferentes plataformas, falando sobre criatividade no ambiente de trabalho, valorizaรงรฃo das pessoas, entre outros. E ofereรงa sempre interaรงรตes.

13 โ€“ Faรงa vรญdeos e poste no YouTube

Vocรช nรฃo pode mais ignorar o fato de construir conteรบdo em vรญdeo. O consumo de conteรบdo neste formato cresceu 135% de 2015 a 2018, vocรช sabia?

Webinar รฉ uma excelente forma de usar bem a plataforma. Vocรช chama um parceiro (ou faz vocรช mesmo, sozinho) e fala sobre assuntos relevantes para seu pรบblico alvo.

Mais do que isso, vocรช pode fazer essa transmissรฃo ao vivo e, para que as pessoas possam assistir, crie uma landing page de castrado.

Assim, vocรช terรก leads gerados por pessoas que tรชm interesse no que vocรช estรก comunicando.

Alรฉm disso, o YouTube tambรฉm conta para o SEO. Trabalhe as suas KW lรก e link textos e/ou pรกginas que sรฃo relevantes para vocรช em seu canal.

14 โ€“ Comunique-se de maneira leve nas redes sociais

Redes sociais precisam ser mais do que um mero canal para vocรช distribuir o conteรบdo que vocรช gerou.

Busque criar uma conexรฃo com a sua audiรชncia e, para isso, uma comunicaรงรฃo leve รฉ uma boa saรญda. Atรฉ para conseguir a viralizaรงรฃo daquilo que vocรช produziu.

Vocรช pode registrar a rotina da empresa no Instagram, por exemplo.

Depois disso, usando as ferramentas adequadas, รฉ possรญvel monitorar o que falam sobre vocรช e reverter situaรงรตes ruins que possam aparecer.

15 โ€“ Seja criativo nos seus conteรบdos

Deixe a criatividade fluir. Textos sรฃo importantes e seu blog, mas nรฃo sรฃo os รบnicos formatos possรญveis. Faรงa eBooks, infrogrรกficos, pesquisas, quiz, webinars, vรญdeos, memes.

Pegue o celular, grave vรญdeos, poste fotos do dia a dia da empresa. Enfim. Produza algo diferente do que todos jรก fazem.

16 โ€“ Dรช voz ao seu pรบblico

Dar voz e visibilidade ao pรบblico รฉ uma das dicas de marketing mais simples e eficiente. Mostre que vocรช se preocupa com o sucesso do cliente e que sua marca estarรก sempre a procura de fazer o melhor para ele.

Rodar pesquisas de NPS pode ser uma excelente maneira de como calcular satisfaรงรฃo do cliente. E consumidores satisfeitos sรฃo excelente fontes para atrair novas pessoas com vontade de consumir a sua marca.

Portanto, busque isso, tornar seus clientes evangelizadores da sua empresa para que eles possam indicar vocรช ao mercado.

17 โ€“ Incentive as pessoas a compartilharem o seu conteรบdo

Alรฉm de dar voz e vez ร s pessoas, estimule eles a compartilharem e comentarem as suas postagens nas redes sociais. Essas sรฃo as principais formas gratuitas de fazer seu conteรบdo chegar ร  mais pessoas.

Entre em brincadeiras e memes (dentro de um limite, claro), faรงa questionamentos, ofereรงa promoรงรตes. Enfim. Teste e veja o que funciona melhor para o seu pรบblico.

18 โ€“ Escreva bons emails marketing

O email marketing segue sendo uma das principais formas de comunicar-se com seus clientes em potencial.

Use plataformas de automaรงรฃo para criar segmentaรงรตes de acordo com perfil e monitore o desempenho de seus disparos para poder azeitar a sua estratรฉgia continuamente.

19 โ€“ Faรงa teste A/B para melhorar seu desempenho

Testes A/B sรฃo as melhores maneiras de otimizar as taxas de conversรตes, seja em suas pรกginas, seja em suas redes sociais. Mas pode ser feito basicamente em qualquer coisa.

ร‰ essencial realizรก-los para saber quais imagens, tรญtulos, conteรบdos e tambรฉm CTAs funcionam melhor com o pรบblico que vocรช estรก tentando impactar. Assim vocรช terรก a sua estratรฉgia sempre otimizada. Reduzirรก a taxa de rejeiรงรฃo e poderรก economizar dinheiro na tarefa de atrair pessoas ร  sua empresa, usando os elementos certos para as pessoas certas.

20 โ€“ Adicione CTAs em seu conteรบdo

CTA significa, em inglรชs, Call To Action. Em uma traduรงรฃo livre, chamada para aรงรฃo. Seu objetivo รฉ ser mais imperativa.

Ela atua chamando as pessoas para baixar um eBook, preencher um formulรกrio de trial, falar com o consultor, entre outros.

Vocรช pode trabalhar a CTA tanto no fim dos conteรบdos (o que รฉ mais comum), como tambรฉm no meio deles se fizer sentido.

Cuide, se vocรช optar por esse รบltimo, para nรฃo intimidar as pessoas e nem ser comercial demais. Mas que tal fazer testes A/B para ver qual modelo funciona melhor?

21 โ€“ Otimize o SEO em suas pรกginas

Boas prรกticas em SEO fazem com que a pรกgina de seu site seja visto por mais gente, pois crescerรก em relevรขncia dentro do mecanismo de busca do Google para o trรกfego orgรขnico.

O mesmo vale para o conteรบdo feito em seu blog. Por isso, atente para algumas coisas como:

  • Usar a palavra-chave (KW) no tรญtulo do texto, na primeira linha do conteรบdo e tambรฉm na URL;
  • Repetir a palavra-chave em cerca de 1% das palavras do seu texto;
  • Incluir imagem, vรญdeos e quaisquer outros materiais multimรญdias no texto (sempre salvando-os com o nome da sua KW);
  • Adicionar links de textos de seu blog e de outros para emprestar relevรขncia ao conteรบdo;
  • Adicionar botรตes para compartilhamento em redes sociais.

22 โ€“ Calcule o ROI

O marketing digital possibilita uma maior facilidade de mensurar os seus resultados, em cada etapa, como uma precisรฃo muito maior.

Isso รฉ essencial para poder corrigir gargalos de imediato, sem impactar o todo.

Vocรช sabe quanto custo cada conversรฃo de cada lead e, assim, poderรก direcionar esforรงos para diminuir o valor.

Por isso รฉ essencial ter reuniรตes de feedback com todos do seu time de marketing para analisar o que estรก sendo feito, calcular o ROI e saber se o resultado estรก dentro do esperado.

23 โ€“ Nรฃo centralize o marketing

Nรฃo centralize o marketing unicamente em seu escritรณrio, em uma pessoa sentada em frente ao computador, fazendo tudo o tempo todo.

As estratรฉgias precisam ser pensadas por todos. No entanto, claro que a palavra final serรก do especialista.

Mas, vocรช sabe bem que muitas mentes juntas pensam melhor do que uma, nรฃo รฉ mesmo?

Por isso considere a possibilidade de contratar uma agรชncia de marketing digital para potencializar os resultados.

24 โ€“ Converse com o time comercial

Dentro desse contexto, falar com a equipe de vendas รฉ algo valioso. ร‰ ela quem estรก em contato constante com os prospects e sabe das dores que eles tรชm,

Sim, integraรงรฃo entre marketing e vendas โ€“ smarketing โ€“ รฉ estratรฉgico e nรฃo pode ser mais ignorado. Fazendo isso vocรช conseguirรก melhorar a qualidade do conteรบdo.

Ele terรก muito mais valor para quem o consome, serรก muito mais didรกtico. O resultado? Leads muito mais qualificados, maduros, muito mais educados para a compra.

E isso automaticamente facilitarรก o trabalho do SDR e reduzirรก o ciclo de vendas. A empresa sรณ tem a ganhar!

25 โ€“ Monte um cronograma de aรงรตes โ€“ e cumpra-o!

Organize-se. Planeje as aรงรตes a serem feitas, as datas e os responsรกveis por ela. Crie este cronograma e, claro, cumpra-o.

Analise todos os dados possรญveis e depois mensure para uma avaliaรงรฃo correta. Nenhuma das dicas de marketing terรก efeito se nรฃo houver disciplina em suas aplicaรงรตes.

Vocรช concorda com isso, certo? Compartilhe com todos em uma planilha, por exemplo, dentro do Google Drive, que รฉ gratuito. Assim todos terรฃo acesso ao documento atualizado.

26 โ€“ Tenha o controle de tudo o que รฉ feito

Atravรฉs de plataformas de automaรงรฃo de marketing como MailChimp, Dinamize ou Pipz, por exemplo, vocรช consegue muito mais do que disparar emails em massa.

Vocรช tem consegue ver as mรฉtricas necessรกrias para saber se a sua estratรฉgia funcionou ou nรฃo.

E, caso vocรช use um CRM Online, pode integrรก-los diretamente ao seu funil de marketing ou de prรฉ-vendas para preparar o lead para a compra.

27 โ€“ Invista no branding da empresa

Mostre quem a sua marca รฉ. A essรชncia da sua empresa. Esse รฉ o papel do branding, que vai muito alรฉm de logo ou grafismos โ€“ mas, claro, engloba isso tambรฉm.

Esse processo รฉ importante para deixar claro o posicionamento da marca para o mercado e obviamente aos clientes.

E isso ocorre levando em consideraรงรฃo a missรฃo, visรฃo e os valores envolvidos na companhia.

Desta forma serรก mais fรกcil para o consumidor confiar na sua empresa, afinal, ela estรก se abrindo, sendo verdadeira com aqueles que ela impacta.

28 โ€“ Invista em links patrocionados

Essa รฉ uma das dicas de marketing que demandam mais tempo, paciรชncia e, claro, investimento financeiro.

Links patrocinados sรฃo anรบncios vinculados em outras pรกginas mas que sรฃo relacionadas ao negรณcio de sua empresa. Eles sรฃo pagos, por รณbvio.

Eles sรฃo entregues ร  pessoas com interesse em comum ร quilo que vocรช vende mas que ainda nรฃo conhecem a sua marca.

Falamos tudo o que vocรช precisa saber, neste eBook grรกtis, sobre como gerar leads e impulsionar vendas com o Google Adwords.

29 โ€“ Recicle e repagine

Que tal repaginar o que vocรช jรก escreveu? Essa รฉ umas das dicas de marketing mais simples de fazer. Pegue aqueles textos antigos, de 3, 4 anos atrรกs e reescreva.

Dobre de tamanho ele, atualize a data e republique. Ou entรฃo unifique os que dialogam entre si em um eBook, ou entรฃo no kit com vรกrios artigos.

Vocรช รฉ quem sabe. O que vocรช produziu segue tendo valor, vocรช sรณ precisa transformรก-lo um pouquinho.

30 โ€“ Marque presenรงa em eventos

Quais sรฃo os principais eventos do segmento em que sua empresa atua? Descubra e marque presenรงa neles. Se vocรช nรฃo tem dinheiro para patrocinรก-los, montando estande de exposiรงรฃo, nรฃo tem problema.

Vรก igual. Mande confeccionar centenas de cartรตes e folders que mostrem o que a sua empresa faz e como as pessoas podem contatรก-la.

Eventos sรฃo excelentes oportunidades para networking. Hรก muitos empreendedores interessados em fazer parcerias e pessoas interessadas em comprar. Nรฃo fique de fora!

31 โ€“ Invista em tecnologia desde a geraรงรฃo de leads ร  venda

A tecnologia precisa ser uma aliada das empresas. ร‰ ela quem farรก com que todas as dicas de marketing que trouxemos aqui traga os melhores resultados para seu negรณcio.

E ela precisa estar presente desde o momento de captar clientes atรฉ a venda. Um sistema de vendas bom, aliรกs, garantirรก que todo o esforรงo, todas as estratรฉgias, valeram a pena.

ร‰ atravรฉs da tecnologia que as metas e objetivos de sua empresa podem ser atingidos da melhor forma. O planejamento em marketing deve ser constante.

Acima de tudo, fique sempre atento ร s tendรชncias e antecipe-se ร  concorrรชncia. Como resultado, vocรช sempre estarรก na vanguarda dentro do setor que vocรช atua.

Boas vendas!

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